Mecânica em Foz do Iguaçu, Mecânica Safety Car é sua melhor opção em mecânica na Vila A

Sistema de Freios

Assim como qualquer sistema automotivo o sistema de freio requer manutenção preventiva, principalmente por se tratar de um sistema de segurança para os ocupantes do automóvel. Existem 3 principais tipos de freios: ABS, a disco e a tambor.
 
É considerado o ítem de maior importância em um automóvel. Requer técnicos capacitados e com autoridade e conhecimento para efetuar a manutenção preventiva e conserto.

Por se tratar de um sistema que tem por funcionalidade a ação do atrito, na redução de velocidade das rodas e conseqüentemente do veículo, naturalmente que o desgaste das peças é uma conseqüência inevitável. A temperatura neste sistema é um agravante sendo principal fator de destaque no desgaste e fadiga dos componentes do sistema de freio automotivo.

Alguns ítens a serem verificados em uma manutenção preventiva:
-O fluido de freio tem validade e deve ser substituído no prazo ou quilometragem estipulado pelo fabricante através do processo de sangria do fluido velho. 
-Inspeção no reservatório deve ser feito a cada revisão, a procura de trincas e vazamentos do fluido de freio.
-O cilindro mestre deve ser inspecionado junto ao servo freio vendo se os mesmos não apresentam vazamentos e perda de ação.
-As tubulações e flexíveis também precisam ser observadas, se não estão com vazamentos, os flexíveis que trabalham muito, por estarem perto das rodas devem ter uma atenção maior na hora da inspeção.
-As pinças de freio também devem ser inspecionadas a cada revisão, verificando todos os componentes como retentores e coifas.
-No tambor de freio também deve se efetuar a verificação da manutenção preventiva e corrigir possíveis falhas de lubrificação ou vazamentos do cilindro de roda seguido de uma boa limpeza do sistema.
-As pastilhas de freio assim como as lonas traseiras também devem ser substituídas caso haja uma espessura, na área de contato, inferior a permitida pelo fabricante.